Irecê: Projeto de inclusão social Rede Jovem - TV Irecê, mesmo sem apoio do poder público municipal transforma vida de jovens

Em tempos de tanto violência e clamor pela paz, não poderíamos deixar de trazer a baila algo que entendemos ser de suma importância para o debate. Que a violência é um fenômeno social complexo, todos nós sabemos, e que com a ausência de políticas públicas, principalmente onde estão estabelecidos os bolsões de miséria, com gritante desigualdade social, a violência acentua-se cada vez mais. Desocupação total, pobreza, drogas, alcoolismo, prostituição, crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, pior que tudo isso, é quando vemos, a quem é de responsabilidade fazer alguma coisa para transformar esta realidade, simplesmente virar as costas.

Em Irecê um importante projeto de inclusão social para jovens entre 16 e 24 anos, matriculados na rede pública, implantado em 2010, numa parceria com a ONG Ação pela Cidadania e Secretaria de Combate à Pobreza do Governo do Estado da Bahia (Sedes), e apoio do poder público municipal, denominado Rede de TV Jovem – TV Irecê, oportunizando a inúmeros estudantes desenvolverem suas habilidades, aprenderem uma profissão,e desta forma ingressarem no mercado de trabalho ou talvez montarem o seu próprio negócio, mas o lamentável é que a atual gestão pública de Irecê cortou o apoio.

Segundo a coordenação do curso, a gestão anterior de Zé das Virgens, deu uma importante colaboração ao projeto através da Secretária de Desenvolvimento Social do Município, que fornecia lanches e até transporte para os alunos, e também recebia incentivos com vídeos produzidos, filmagens de eventos de interesse do município, mas que a atual gestão de Irecê, não demonstrou nenhum interesse em apoiar mais o projeto e virou as costas. “Será se a prefeitura não poderia colaborar com o mínimo, incentivando um projeto como este, falta sensibilidade do gestor de Irecê. Quantos jovens estão por ai no mundo das drogas, destruindo vidas e poderiam estar dentro de um projeto como este, falta de dinheiro não é”, desabafa um ex-aluno.

A solenidade de formatura dos concluintes dos cursos,  contou com a presença de autoridades e incentivadores do projeto, como o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Geraldo Reis, que diante de uma grande plateia, inclusive pais de alunos, prometeu analisar o processo para que seja dada continuidade ao projeto que é transformador. “Acredita-se que o próximo prefeito tenha a sensibilidade e apoie esse projeto grandioso”, disse um dos instrutores. (Rai Cruz)


Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Marcadores

NOTÍCIAS / MÊS