Os moradores da comunidade de Veredinha em Morro do Chapéu estão indignados com a falta de atenção do poder público municipal de Morro do Chapéu.
A equipe de reportagem da Brilhante FM esteve na comunidade de Veredinha na manhã da última terça-feira, 26, atendendo a solicitação dos moradores da comunidade, que relataram a situação da única sala de aula da comunidade, onde estudam cerca de 30 alunos, do pré ao quarto ano.
A situação é crítica, a parede está rachada, o telhado danificado, o piso afundando, existe vários degraus que comprometem a segurança dos alunos e frequentadores da escola, a fossa está com buraco, o banheiro não tem chave e está em péssimas condições, ao invés de muro existe uma cerca de arame farpado que possibilita a entrada de animais que depositam ali suas fezes, colocando em risco a saúde das crianças que brincam no local durante o intervalo. Segundo Luana, quando chove a sala molha e os alunos são obrigados a voltar para suas casas: “quando chove a professora tem que mandar os alunos pra casa, porque não tem lugar pra deixar as crianças”.
Simone, também é moradora da comunidade, e disse que a escola foi reformada há cerca de 20 anos, ela contou que já comunicou o fato ao poder público cobrando providências, no entanto, nada foi feito: “eles vem, olham, medem e nada fazem”, desabafou.
Segundo Edivaneide, há quatro anos, seu filho quebrou o braço ao cair dos degraus da escola, elas contaram que duas crianças têm problemas nas pernas e tem dificuldade de acesso, a construção dessa rampa foi solicitada várias vezes, porém, o poder público tem ignorado as solicitações dos moradores.
A dificuldade não para por aí, além das péssimas condições da sala de aula, os moradores não contam com agente de saúde, quando alguém da comunidade adoece, eles precisam andar vários quilômetros até a BA 052 para ir até a cidade em busca de atendimento médico ou para vacinar as crianças.
“Nós estamos abandonados na Veredinha (…) agente está aqui parecendo bichos do mato”, finalizou Edivaneide.
Fotos e reportagem: Rony Barbosa